LÍNGUA PORTUGUESA


Leia o texto:

A CONQUISTA DA AMAZÔNIA REFLEXOS NA SEGURANÇA NACIONAL

Rubens Rodrigues Lima

 

Reflexos da Conquista da Amazônia na Segurança Nacional

CONCEITO MODERNO DE SEGURANÇA NACIONAL

Nestes últimos 30 anos foi considerável a evolução do conceito de Segurança Nacional. As armas nucleares e o recrudescimento de conflitos Ideológicos a par de Interesses econômicos e o excesso de população em algumas áreas do mundo, são os fatores essenciais que agora interferem para transformar a antiga concepção de que a segurança de um país estava a depender da sua capacidade de fazer face a uma agressão armada, na qual eram conhecidos o adversário, o campo inicial de batalha e os efeitos dos combates eram limitados pelo alcance dos armamentos convencionais.

A corrida tanto no Ocidente como no Oriente, pela obtenção de armas atômicas, cada vez mais potentes, o aperfeiçoamento dos meios de fazê-las atingir o adversário e o aprimoramento dos sistemas de defesa, tendem a estabelecer um equilíbrio de forças, diminuindo as possibilidades da agressão direta entre as grandes potências. Por isso mesmo, a infiltração ideológica e as pressões políticas e econômicas constituem, no mundo moderno, as principais formas de hostilidade de um país a outro, objetivando anular a sua capacidade de resistência, sem os riscos de uma conflagração total pois os conflitos que vez por outra originam são pouco susceptíveis de provocar o emprego de armas atômicas.

Aqueles meios de ação buscam, em primeiro lugar, o domínio psicológico. Hoje em dia, graças aos recursos que oferecem os atuais sistemas de propaganda, qualquer cidadão, mesmo os da nível intelectual menos favorecido, dispondo de um instrumento de comunicações do mais simples que seja, um pequeno rádio de pilha, por exemplo, em qualquer lugar onde se encontre, pode participar como ouvinte da pregação unilateral de grandes problemas mundiais, e dela tornar-se simpatizante sem se aperceber que está sendo submetido a uma doutrinação contrária aos interesses de seu próprio país.

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002210.pdf Acesso em: 04 set. 2017.

As palavras do texto que possuem acento gráfico pela mesma razão que justifica o acento na palavra SUSCETÍVEIS estão descritas na opção:


econômicos – áreas - país


adversário – atômicas - nível        


ideológicos – considerável - resistência


equilíbrio – contrária – fazê-las


Amazônia – potências - rádio

Como você estudou, a Língua  Portuguesa apresenta  algumas  palavras   e  expressões que sempre suscitam dúvidas quanto ao seu emprego. Por meio desse estudo, avalie as afirmativas que seguem:

I- O termo onde corresponde a termos que regem a preposição A: ir, chegar, voltar.

II- O termo aonde corresponde a termos que regem a preposição EM: morar, estar, ficar, estudar.

III- O termo “Há” nas frases em que a ideia é de tempo passado, ou tempo decorrido. Equivale à forma verbal FAZ, na mesma acepção.

IV- A expressão ao encontro de tem ideia de situação favorável, agradável, boa.

V- Mim nunca faz nada, portanto mim não pode ser sujeito.

Está correta a(s) afirmativa(s) presente(s) em: 


Em I, II e III.


Em I, II, III e IV.


Em II, III e IV.


Em I, IV e V.


Em III, IV e V.

Existem algumas modalidades de gramática, conforme o foco ou objeto formal sob o qual a língua é considerada. Mamede (2017) apresenta-nos quatro denominações ou tipos de gramática.

Associe cada tipo de gramática à sua identificação pelas especificidades e particularidades referentes a cada uma:

1- Gramática normativa

2- Gramática escolar

3- Gramática reflexiva

4- Gramática descritiva

(  ) Ela apenas constata a existência de uma estrutura da língua e a apresenta em suas formas de ocorrência e funcionamento. Atuando em todos os níveis de ocorrência da língua, ela atém-se a todas as variantes linguísticas, da língua culta ou norma padrão à língua coloquial. Não tem a preocupação com o certo e errado, para corrigir o “errado” e ensinar o “certo”.

(  ) O ponto de partida para a constituição dessa gramática é o texto. É uma extensão, também, por assim dizer, da filologia, ramo mais elevado dos estudos linguísticos que parte do texto para apresentar ou expor os fatos da língua. São os textos que determinam a existência dos fatos constitutivos da língua. O texto é explorado com base nos fatos gramaticais, na semântica, na teoria do discurso, na linguística textual.

(  ) Os fatos da língua são expostos de forma gradativa, passando da simplicidade à complexidade. Não é isolada, desvinculada de uma situação real. Apresenta os fatos a partir de situações concretas, geralmente em textos ou demais ocorrências da língua. A apresentação ou exposição dos fatos é seguida de exercícios para treinamento, com orientações didáticas e pedagógicas.

(  ) Esta é a gramática que inspira a língua padrão, ou língua culta. É a que deve ser seguida pelos usuários da língua que desejam expressar-se de acordo com os ditames da correção de linguagem, dos acertos gramaticais e estilísticos, coerentes com o grau de instrução de que são detentores. É, portanto, a gramática que constitui a fonte de comprovação de “certo ou errado” de uma estrutura linguística.

A correta associação é a que consta na opção:  


4, 3, 2, 1


3, 2, 4, 1


2, 1, 4, 3


4, 2, 2, 3


1, 2, 3, 4

Leia com atenção as definições:

Substantivo: A palavra substantivo relaciona-se com substância. Designa, portanto, o ser, entidade dotada de uma substância existencial. O substantivo é, então, o nome de um ser.

Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, modo de ser do substantivo. Sua acepção primordial é de modificador do substantivo.

Em cada uma das alternativas, a seguir, encontramos destacados um substantivo e um adjetivo ou vice-versa. Entre os pares apresentados, mudará o sentido se a ordem entre os elementos for invertida a alternativa:  


Quem foi que disse que os bichos menores não incomodam com o barulho?             


Uma grande mulher merece ser reconhecida e valorizada.


No mapa, as grandes áreas são reservas ambientais que necessitam ser preservadas.


Trabalhou muito, logo pôde construir uma bonita casa.


O indivíduo teve a cruel ideia de sabotar os projetos do engenheiro responsável pela obra.

Observe as definições a seguir e responda ao que é solicitado:

Substantivo: A palavra substantivo relaciona-se com substância. Designa, portanto, o ser, entidade dotada de uma substância existencial. O substantivo é, então, o nome de um ser.

Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, modo de ser do substantivo. Sua acepção primordial é de modificador do substantivo

Cada uma das alternativas, a seguir, é formada por um substantivo e um adjetivo. Invertendo a ordem entre os elementos, em apenas um dos pares, o sentido permanecerá o mesmo. Identifique a opção que contenha o par que não terá o sentido alterado:      


A criança pobre necessita da ajuda de pessoas de bom coração.  


Toda obra grandiosa necessita de coragem para ser realizada.


Meu amigo velho está na cidade e virá nos visitar .


Todos no evento admiraram aquele homem grande.


Eu só preciso de um carro novo o mais rápido possível.

De acordo com seus estudos, você pôde ver que os adjetivos se classificam em restritivos e explicativos.

Restritivo: indica um aspecto acidental do substantivo.

Explicativo: indica um aspecto essencial ou inerente ao substantivo.(MAMEDE, p. 13)

Desse modo, identifique nas alternativas, a seguir, o provérbio em que se utilizou adjetivo restritivo:


“Gato escaldado tem medo de água fria”.


“Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.


“Deus ajuda quem cedo madruga”.


“A morte não chega de véspera”.


“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.

Leia o texto a seguir para responder à questão proposta.

 

Muito do que gastamos (e nos desgastamos) nesse consumismo feroz podia ser negociado com a gente mesmo: uma hora de alegria em troca daquele sapato. Uma tarde de amor em troca da prestação do carro do ano; um fim de semana em família em lugar daquele trabalho extra que está me matando e ainda por cima detesto.

Não sei se sou otimista demais, ou fora da realidade. Mas, à medida que fui gostando mais do meu jeans, camiseta e mocassins, me agitando menos, querendo ter menos, fui ficando mais tranquila e mais divertida. Sapato e roupa simbolizam bem mais do que isso que são: representam uma escolha de vida, uma postura interior.

Nunca fui modelo de nada, graças a Deus. Mas amadurecer me obrigou a fazer muita faxina nos armários da alma e na bolsa também. Resistir a certas tentações é burrice; mas fugir de outras pode ser crescimento, e muito mais alegria.

 

LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2011.

 

 

Nesse texto, há duas ocorrências de dois-pontos. Na primeira, eles anunciam uma enumeração das negociações que podemos fazer conosco. Na segunda, eles introduzem uma


opinião sobre o uso de jeans, camiseta e mocassins.


retomada da ideia de negociação discutida no primeiro parágrafo.


explicação sobre a simbologia de sapatos e roupas.


conclusão acerca da oposição entre otimismo e realidade.


comparação entre ostentação e conforto em termos de vestuário.

Leia o trecho abaixo:

SETEMBRO

José Roberto Torero

“Tem coisas que são horríveis de ver. Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol. Mas naquele mês de setembro eu vi uma coisa ainda mais horrível: o Mauzinho e a Carmencita de mãos dadas. É claro que eu não gostava mais daquela menina. Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro). Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: “ Mi Obdulio querido...” [...]

Fonte: Disponível em: Acesso em 13 jul 2017.

A partir dos seus conhecimentos sobre “pronomes”, analise as alternativas a seguir e marque a única opção em que o pronome destacado retoma o nome da personagem Carmencita.


alguém


ela


seu


naquele


sua

Leia o texto a seguir do autor Ricardo Ramos, intitulado “Circuito Fechado”.

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro. Fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiro, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis. Telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia. água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

FONTE: Disponível em:   Acesso em 21 jun 2017

A partir da leitura atenta do texto, podemos observar que o autor utilizou substantivos a fim de estabelecer a coesão que auxilia o leitor a identificar hábitos diários de um executivo por meio da sequência organizada dos substantivos.

Considerando o que foi exposto, avalie as afirmativas abaixo:

I- A sequência de substantivos “Pia. Sabonete. Água. Escova, creme dental.” relaciona-se com hábitos rotineiros, lavar o rosto e escovar os dentes pela manhã.

II- A sequência de substantivos “Pia. Sabonete. Água. Escova, creme dental.” relaciona-se com a ação de tomar banho, vestir-se e tomar café da manhã para ir trabalhar.

III- Em “Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel.” o plural do termo em destaque é quadros-negro.

IV-  A maior parte das palavras utilizadas no texto podem ser classificadas como substantivos, como a palavra grifada no título  “Circuito fechado”.

É correto afirmar o que consta na alternativa:   


Somente em II.


II, III e IV.


Somente em I. 


III e IV. 


I e IV.

O homem disse, Está a chover, e depois, Quem é você, Não sou daqui, Anda à procura de comida, Sim, há quatro dias que não comemos, E como sabe que são quatro dias, É um cálculo, Está sozinha, Estou com o meu marido e uns companheiros, Quantos são, Ao todo, sete, Se estão a pensar em ficar conosco, tirem daí o sentido, já somos muitos, Só estamos de passagem, Donde vêm, Estivemos internados desde que a cegueira começou, Ah, sim, a quarentena, não serviu de nada, Por que diz isso, Deixaram-nos sair, Houve um incêndio e nesse momento percebemos que os soldados que nos vigiavam tinham desaparecido, E saíram, Sim, Os vossos soldados devem ter sido dos últimos a cegar, toda a gente está cega, Toda a gente, a cidade toda, o país.

 

SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

 

A cena retrata as experiências das personagens em um país atingido por uma epidemia. No diálogo, a violação de determinadas regras de pontuação


revela uma incompatibilidade entre o sistema de pontuação convencional e a produção do gênero romance.


provoca uma leitura equivocada das frases interrogativas e prejudica a verossimilhança.


singulariza o estilo do autor e auxilia na representação do ambiente caótico.


representa uma exceção às regras do sistema de pontuação canônica.


colabora para a construção da identidade do narrador pouco escolarizado.